Poesia Viva | Paulo Bruscky

Toda a irreverência e originalidade da obra poética de Paulo Bruscky ganha seleção expressiva com mais de 100 trabalhos em papel, organizada por Antonio Sergio Bessa. É o livro Poesia Viva, uma publicação da Associação para o Patronato Contemporâneo – APC em parceria com a editora Cosac Naify.

Bessa assina também o texto de apresentação, traçando um panorama do meio histórico, artístico e social no qual o trabalho do artista pernambucano encontrou as condições para se constituir, tornando-o referência obrigatória para pesquisadores das vanguardas brasileiras dos anos 1960-70 e da obra do artista. No volume de aparência rústica, com miolo e lombada expostos e sem capa, envolvido por uma cinta em amarelo vivo que apresenta o título, o projeto gráfico cria identidade visual com a obra subversiva de Bruscky e o transforma em objeto de colecionador.

O artista pernambucano é reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes da arte de vanguarda dos anos 1960-70. Como define Bessa na apresentação, “De fato, o longo processo histórico que levou à formulação de uma identidade literária brasileira visionária durante o século XX é pontuado pela contribuição de indivíduos e grupos frequentemente incompreendidos por seus contemporâneos. A maneira como elementos culturais se desenvolvem no decorrer do tempo é misteriosa, muitas vezes escapando do dogmatismo circunstancial apenas para ser resgatada em outras eras, em uma operação que pode ser considerada um ato de tradução”.

Poesia Viva é um dos resultados do projeto que viabilizou a exposição Paulo Bruscky: Art is Our Last Hope, com curadoria de Bessa, realizada no The Bronx Museum of the Arts (Nova York/EUA) de setembro de 2013 a abril de 2014. Sucesso de público e crítica, a exposição foi convidada pela curadora Vanessa Davidson a itinerar para o Phoenix Art Museum (Arizona/EUA), onde permaneceu de setembro a dezembro de 2014. A parceria entre os museus resultou na publicação de catálogo homônimo, resultado das pesquisas de Bessa e Davidson sobre a obra de Bruscky.  O projeto, desenvolvido e coordenado pela APC, foi realizado por meio de Lei de Incentivo à Cultura com suporte do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e patrocínio do Banco Itaú.

 Saiba Mais

+ Informações

Organizador (es): Antonio Sérgio BessaAutor(es): Antonio Sérgio BessaFormato: BrochuraDimensões: 158 x 230 x 19 mmPáginas: 248Ilustrações: 147Idioma: Português e InglêsISBN (versão português): 978-85-405-0912-2ISBN (versão inglês): 978-85-405-0940-5Edição: APC e Cosac NaifyValor: R$ 70,00
Apoio
Patrocínio
Edição
Realização