Bruno Dunley | Bruno Dunley

Bruno Dunley é a publicação mais abrangente sobre a produção do artista, apresentando cerca de 100 obras, com os últimos dez anos de produção. As obras de Dunley partem de imagens encontradas e de uma análise da natureza da pintura na qual códigos linguísticos, como o gesto, o plano, a superfície e a representação, são compreendidos como um alfabeto, um vocabulário compartilhado. Recentemente, a prática de Dunley voltou-se à abstração gestual, sem, no entanto, deixar de lado a representação de objetos do cotidiano.

Esse é um projeto audacioso do ponto de vista editorial. As obras são mostradas a partir de um mesmo ângulo de visão, com uma parede de fundo e uma margem residual de um piso de concreto. A continuidade desse piso configura uma espécie de espaço expositivo linear. Composto por páginas duplas, o projeto gráfico surpreende pela criação de espaços escondidos que propõem novas relações espaciais para o expectador-leitor, que tem liberdade para estabelecer associações entre as imagens, oferecendo diferentes possibilidades de relações entre as obras.

Ao contrário de um texto crítico sobre a obra do artista, a publicação é divida em duas conversas: “Uma Conversa” entre o crítico e curador de arte Carlos Eduardo Riccioppo e Bruno Dunley e “Outra Conversa” com o registro do diálogo entre Bruno Dunley e os artistas Rodrigo Andrade, Ana Prata, Leda Catunda e e os curadores João Bandeira e Carlos Eduardo Riccioppo, frequentes interlocutores do artista. Essas duas conversas criam um pano de fundo para a aproximação do leitor com o trabalho de Dunley e com as questões que cercam a pintura e a arte contemporânea.

Organização: Carlos Eduardo Riccioppo

Projeto gráfico: Luciana Facchini

O livro foi lançado em 20 de janeiro de 2018, na Galeria Nara Roesler de Nova York, em ocasião da exposição The Mirror, primeira individual de Bruno Dunley em Nova York, no dia 20 de março na Galeria Nara Roesler de São Paulo, e em 22 de março na Galeria Nara Roesler do Rio de Janeiro.

+ Informações

ISBN (português): 978-85-66741-09-4ISBN (inglês): 978-85-66741-08-7Editora: APCAno: 2017Acabamento: BrochuraPáginas: 160Dimensões: 23 x 30 cmIdioma: português e inglêsTiragem: 2.500Valor: R$80,00
Apoio
Patrocínio
Edição
Realização