Handmade, é a nova publicação sobre Vik Muniz proposta e organizada pela APC. O livro abordará o processo criativo e os trabalhos da série Handmade que compõem suas mais recentes exposições, na Galeria Nara Roesler SP, realizada em 2016, e na Sikkema Jenkins & Co NY, realizada em 2017.
Com curadoria assinada por Luisa Duarte, Handmade retoma os caminhos e procedimentos desenvolvidos por Muniz no passado, investigando de forma aguda e sintética a tênue fronteira entre realidade e representação – entre o objeto original e sua cópia. São cerca de 120 obras nas quais se releva qualquer recurso narrativo, tornando explícito o esqueleto processual do trabalho, além de brincar com as certezas do espectador. “Sempre funciona das duas maneiras. O que você espera ser uma foto não é, e o que você espera que seja um objeto, é uma imagem fotográfica”, ironiza Vik. “Em uma época em que tudo é reprodutível, a diferença entre a obra e a imagem da obra quase não existe”, acrescenta o artista.
O público não se depara em Handmade com obras realizadas a partir de imagens conhecidas, tampouco com referências a materiais mundanos – aspectos comuns em sua produção. Neste caso em específico, Vik alude à vasta tradição da arte abstrata, utilizando suas fórmulas básicas na criação de formas inusitadas de meditar sobre a imagem e o objeto, sobre a ambiguidade dos sentidos e a importância da ilusão. Handmade traça a constante preocupação do artista em transcender as dimensões simbólicas da imagem. Além da paradoxal relação entre imagem e objeto e do recorrente uso de estratégias ilusionistas, esses trabalhos flertam com a arte conceitual e estabelecem um intenso diálogo com a arte abstrata, cinética e concreta. Sobretudo, segundo o artista, devido a seu interesse particular com relação às teorias da Gestalt, mais especificamente nos campos da psicologia e da ciência. O livro contará com um encarte especial que propiciará ao leitor a criação de seus próprios handmades.
Projeto em fase de inscrição e captação.