Abraham Palatnik (n. 1928, Natal, Brasil) vive e trabalha no Rio de Janeiro. As investigações desse pioneiro da arte cinética no Brasil levaram a uma compreensão inédita dos fenômenos visuais. Em 1932, Palatnik mudou-se para Tel Aviv, onde cursou especialização em Motores de Combustão Interna na Monte ore School, além de estudar pintura, desenho e história da arte no Instituto Municipal de Arte. Em 1947, de volta ao Rio de Janeiro, Palatnik passou a visitar o Hospital Psiquiátrico Dom Pedro II, coordenado pela Dra. Nise da Silveira. Ao ver obras de pacientes esquizofrênicos, que apresentavam uma produção excepcional, mesmo sem treinamento artístico prévio, percebeu que sua própria produção era impotente à luz do trabalho daqueles artistas que, em sua maioria, nem sabiam o significado da palavra “arte”. Assim, abandonou o trabalho com pincéis e adotou uma relação mais livre entre forma e cor. O resultado inicial de sua pesquisa, seu primeiro Aparelho Cinecromático – uma escultura de luz motorizada que criava um jogo de luz e sombra no espaço – foi premiado na 1a Bienal de São Paulo, em 1951.
Na década de 1950, além de criar objetos cinéticos, móbiles e desenhos, Palatnik mudou de foco, passando a desenvolver composições em papelão e madeira. Por mais de sessenta anos, a prática de Palatnik questionou o tempo, o movimento e a relação do homem com a natureza.
O Livro “Abraham Palatnik” será a primeira publicação abrangente sobre um dos artistas-inventores mais importantes da história da arte brasileira do pós-guerra. Com o crescente interesse pela arte brasileira da parte de pesquisadores, curadores e museus internacionais, faz-se urgente para o circuito de arte no Brasil investir na construção da sua própria história da arte. Para além dos catálogos, voltados sempre para momentos específicos da produção artística, a edição de livros de arte deve assumir-se enquanto avaliação crítica de um percurso histórico já constituído, pontuando seus momentos e contribuições mais significativas.
A realização deste livro sobre Abraham Palatnik terá como objetivo evidenciar o pioneirismo e a coerência de sua trajetória, reunindo um ensaio panorâmico e quatro textos sobre aspectos da obra, escritos pelo editor e por críticos internacionais com estreita relação não só com a arte brasileira, mas com a arte moderna e contemporânea em geral. Além deste conjunto de ensaios inéditos, será realizada uma fortuna crítica, com uma seleção de textos e anotações do próprio artista. Um caderno abrangente de imagens ilustrará o livro tomando um percurso que começa nos anos 1940 e chega até o presente.
Projeto em fase de inscrição e captação.